INÍCIO > ÁREAS DE ACTUAÇÃO > SISTEMAS DE MOBILIZAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO > ENSAIO 2016


 

ENSAIO DE PRODUTIVIDADE - Campanha de 2016

  

Em Janeiro de 2016 surgiu a oportunidade, num desafio lançado pela ANPROMIS, de participar no ensaio de milho da campanha de 2016 a realizar na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. O desafio foi aceite e a ECOTILL encarregou-se da mobilização do solo e sementeira em dois talhões. A preparação do solo e adubação de fundo foi efectuada com recurso à alfaia ECOSUB. Nos dois talhões contíguos aos entregues à ECOTILL foi realizada mobilização convencional tendo sido usadas sementes semelhantes e com a mesma densidade (85.000 plantas/ha).

Os resultados do ensaio são já conhecidos e as produções médias foram as apresentadas no quadro seguinte.

Quadro 1 - Produtividade média dos ensaios ( Kg/ha )

Mobilização convencional Mobilização mínima com ECOSUB %
17.862 16.668 93,3

 

A diferença de produção entre as duas modalidades de sementeira não é vulgar e deve-se a falhas na germinação. As falhas foram identificadas alguns dias após a germinação, contabilizadas entre 5 a 10 % e embora se trate de um problema incomum neste tipo de sementeira, foram atribuídas a problemas de humidade no solo. Neste contexto verifica-se que a diferença de produção, se tivermos em conta a questão referida, não é relevante. Na prática e de acordo com a experiência da ECOTILL neste tipo de mobilização/preparação do solo, a diferença não existe, chegando a cultura a apresentar melhores resultados em anos mais secos. A figura abaixo ilustra o estado de dois talhões de milho do ensaio, não se detectando diferenças no desenvolvimento das plantas nem nas maçarocas.

 

Figura 1 - Aspecto de searas de milho do ensaio em mobilização

mínima VS mobilização convencional

 

Abaixo estão algumas fotografias tiradas no Dia de Campo realizado pela ANPROMIS, podendo o respectivo vídeo ser visualizado aqui.

 

 

 

 

 

 

A ECOTILL acompanha os agricultores que pretendam adoptar este tipo de prática cultural através do aluguer/prestação de serviços de sementeira ou venda de alfaia. Teremos todo o prazer em agendar um contacto para apresentar pessoalmente a nossa tecnologia e/ou esclarecer dúvidas. Para conhecer as nossas condições clique aqui. Para entrar em contacto connosco navegue até à página de contactos ou envie-nos um e-mail.

 

 

 

Ecotill Lda. - Todos os direitos reservados

Última actualização: 25-10-2016