INÍCIO > ÁREAS DE ACTUAÇÃO > SISTEMAS DE MOBILIZAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO > TECNOLOGIA DE MOBILIZAÇÃO NA ZONA ECOTILL


 

MOBILIZAÇÃO DE CONSERVAÇÃO

  

Na mobilização na zona o terreno é parcialmente mobilizado possibilitando a manutenção do coberto vegetal na zona não mobilizada. Este tipo de mobilização traz inúmeras vantagens de entre as quais se destaca o aumento da protecção do solo contra erosão, o aumento gradual da matéria orgânica e a melhoria da sua textura e drenagem interna. A tecnologia adoptada pela ECOTILL para preparação do solo e sementeira de milho em mobilização na zona assenta na passagem sequencial da alfaia ECOSUB seguida de semeador JOHN DEERE.

A alfaia ECOSUB realiza a preparação da cama da semente por intermédio de subsolagem e adubação de fundo do terreno na zona onde irá ser depositado o grão de milho pelo semeador, numa operação encadeada.

  • SUBSOLADOR

A subsolagem permite melhorar a permeabilidade do solo com grandes vantagens ao nível do desenvolvimento das raízes (ver fotografia) e melhoria da drenagem do terreno. O equipamento ECOSUB existe nas versões de 4, 6 e 8 linhas.

  • ADUBAÇÃO DE FUNDO

A adubação é realizada com adubo líquido. O uso deste tipo de adubo facilita a logística associada à adubação de fundo com ganhos em pessoal e tempo de trabalho. De uma forma geral o trabalho encadeado desta alfaia com o semeador consegue preparar e semear cerca de 10 ha por dia de trabalho.

O sistema de adubação que equipa a alfaia ECOSUB está dotado de um controlador BERTIMATIC para débito proporcional à velocidade de trabalho que assegura que o adubo é correctamente aplicado, de forma homogénea e independente da velocidade de trabalho e que, no final do trabalho, não falta nem sobra adubo no depósito.

Também na adubação a ECOTILL está na vanguarda da agricultura de precisão. Como opção a alfaia ECOSUB pode vir equipada com controlador ARAG que permite a aplicação diferenciada de adubo feita com apoio GPS e baseada num mapa de prescrição previamente preparado. O mapa de prescrição pode ser elaborado de diversas formas.  A metodologia recomendada e adoptada pela ECOTILL assenta na realização do zonamento com base no estudo da condutividade eléctrica do solo. Uma vez realizada a determinação da condutividade eléctrica é realizado um zonamento e a respectiva colheita de amostras para análise. Com base nos resultados das análises e com recurso a sistemas de informação geográfica é elaborado o mapa de prescrição que irá comandar o controlador referido. Esta metodologia, com mérito reconhecido e largamente estudada, pode apresentar variações com resultados igualmente satisfatórios.

  • SEMEADOR

Os semeadores utilizados pela ECOTILL encontram-se equipados com discos de corte e sistema afasta-palha e apresentam a possibilidade de fazer aplicação de insecticida localizado.

 

A ECOTILL acompanha os agricultores que pretendam adoptar este tipo de prática cultural através do aluguer/prestação de serviços de sementeira ou venda de alfaia. Para conhecer as nossas condições clique aqui.

 

 

Ecotill Lda. - Todos os direitos reservados

Última actualização: 25-10-2016